Inbound Marketing
Você entrega o seu melhor e ganha seguidores fiéis
Inbound Marketing ou Marketing de Atração, é também conhecido como o "novo marketing". É um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, de modo a atraí-lo.
Impactadas por um conteúdo relevante, as pessoas sentem confiança em permitir que a sua empresa se aproxime mais, fornecendo dados como seu e-mail ou telefone, e desenvolva um relacionamento que pode resultar em venda.
Como na Internet o consumidor tem controle sobre o que consumir, capaz de escolher canais, conteúdos e formatos, o melhor jeito de conquistá-lo é oferecendo o que ele deseja. Assim, o Inbound atrai o seu cliente por meio de conteúdo, que pode ser texto, foto, vídeo, ou tudo isso combinado, publicados em blogs e redes sociais.
Para se ter ideia, 79% das empresas que possuem blog tem um ROI positivo com o inbound marketing. De acordo com a HubSpot, uma das maiores empresas de Inbound Marketing do mundo, enquanto apenas 29% das pessoas querem saber mais sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas para conhecer a mercadoria usando sites de busca.
Portanto, investir em conteúdo útil e confiável sobre a sua empresa ou produtos em blogs e sites é uma forma de divulgá-los e fazê-los serem encontrados nas pesquisas dos consumidores.
Ferramentas do Inbound Marketing
-
Marketing de conteúdo
A técnica para engajar seu público, gerando interação, não é apenas uma forma de informá-lo sobre sua empresa e seus produtos, mas especialmente de ajudá-lo a resolver um problema.
Conteúdos relevantes para o seu público são capazes de estabelecer uma relação duradoura com a sua empresa, que pode resultar em venda. Afinal, divulgar, informar, encantar, convencer e vender são as funções que tornam o uso do marketing de conteúdo tão importante para qualquer empresa.
Por meio de um conteúdo diferenciado e responsável, sua empresa pode se tornar referência e autoridade em determinado assunto, dando segurança para que os clientes confiem nas informações e resolvam seus problemas.
-
Geração de lead
O marketing de conteúdo também é muito útil para gerar uma base sólida de leads. Para quem não sabe, um lead é uma pessoa que se interessa, de alguma forma, por um produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Devido a esse interesse, essa pessoa disponibiliza seu e-mail ou telefone. Trata-se, na verdade, de uma nova oportunidade de negócio que, se bem trabalhada, se tornará um cliente. Além disso, a geração de leads fornece um mailing atualizado que pode ser usado em outras estratégias.
-
Ebook
Importante ferramenta para o inbound marketing, o livro eletrônico pode ser baixado ou comprado na Internet. Se tiver conteúdo exclusivo, relevante e preciso, que mostre domínio e autoridade sobre o assunto, sua empresa ganhará pontos com o consumidor. E, de quebra, ainda mostrará o mercado em que atua e como se relaciona e age dentro dele.
Além da captação de leads, a criação de um ebook pode ser usada para aumentar o tráfego do seu site e divulgar a sua empresa em seu nicho de atuação.
-
Landing page
É uma página voltada exclusivamente para transformar o seu visitante em um lead. Trata-se de uma eficiente moeda de troca: você dá informações tão interessantes que, em troca, o visitante concorda em te passar informações pessoais, transformando-o em um lead.
Funciona muito bem com e-books: sua empresa oferece conteúdo aprofundado e confiável sobre um assunto de interesse e para fazer seu download é preciso preencher um formulário.
Planejamento Inbound
O objetivo do planejamento de Inbound Marketing é atrair e manter novos clientes. Ao levar novos usuários para suas redes sociais, sites e blogs por meio de conteúdos ricos e relevantes, você terá a chance de convertê-los em negócios.
Faz parte desse planejamento um cronograma organizado de tudo o que será executado para alcançar as metas estabelecidas.
Há várias maneiras de executá-lo:
-
Ebooks
-
Blogs
-
landing pages
-
Redes sociais
-
e-mail marketing com assuntos de interesse da pessoa
Vantagens do Inbound Marketing
-
Alcançar o público certo
-
Estabelecer um relacionamento próximo com seus clientes, já que eles podem interagir nos posts
-
Maior poder de persuasão
-
Mensuração de resultados em tempo real
Alguns números comprovam a eficácia do marketing de conteúdo:
-
E-commerces que adotam Marketing de Conteúdo apresentam 2 vezes mais visitantes e 4,9 vezes mais clientes quando comparados aos que não adotam. (E-commerce Trends)
-
E-commerces que adotam estratégia de SEO conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em relação aos não otimizados. (E-commerce Trends)
-
86% dos consumidores leem reviews online antes de visitar um produto. (BrightLocal)
-
Mais de 51% dos usuários de smartphones descobriram novos negócios ou produtos enquanto faziam buscas no Google. (Google, 2018)
-
Sites de busca são responsáveis por 25% das compras online, seguido por 19% referente às redes sociais. (WebShoppers, 2019)
-
78% das pesquisas online em dispositivos móveis resultam em compras offline. (Junto, 2019)
-
93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. (Ironpaper)
Inbound x Oubound Marketing
A grande diferença entre Inbound e Outbound é que, no primeiro, seu produto ou serviço é encontrado por pessoas interessadas e sua empresa acaba desenvolvendo uma relação com essas pessoas. No segundo, o anúncio de um produto ou serviço é feito para uma grande audiência, com uma oferta direta e reta.
Vale ressaltar que leads inbound custam 61% menos, em média, que leads outbound.
A prospecção ativa do Outbound Marketing é feita por:
-
Outdoors
-
Banner em sites
-
Telemarketing
-
mala-direta
-
Links
-
Contato direto por telefone, e-mail, estandes em eventos
-
Anúncios nas redes sociais e no Google
-
Propaganda em TV, rádio e no YouTube
Serviço completo
De nada adianta cumprir rigorosamente um planejamento de marketing digital sem um respaldo da empresa. Segundo o Sprout Social, as marcas estão falhando em cumprir com a responsabilidade de engajar seus clientes. Apenas 1 em cada 8 mensagens são respondidas pela maioria das marcas em até 72 horas nas redes sociais.
Será que pode? Você faz tudo certo, publica conteúdo de primeira, mantém o site atualizado e não responde uma pergunta nas redes sociais? Isso compromete a confiança, concorda?
