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Inbound Marketing 

Você entrega o seu melhor

e ganha seguidores fiéis

Inbound Marketing ou Marketing de Atração, é também conhecido como o "novo marketing". É um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, de modo a atraí-lo.

 

Impactadas por um conteúdo relevante, as pessoas sentem confiança em permitir que a sua empresa se aproxime mais, fornecendo dados como seu e-mail ou telefone, e desenvolva um relacionamento que pode resultar em venda.

Como na Internet o consumidor tem controle sobre o que consumir, capaz de escolher canais, conteúdos e formatos, o melhor jeito de conquistá-lo é oferecendo o que ele deseja. Assim, o Inbound atrai o seu cliente por meio de conteúdo, que pode ser texto, foto, vídeo, ou tudo isso combinado, publicados em blogs e redes sociais. 

Para se ter ideia, 79% das empresas que possuem blog tem um ROI positivo com o inbound marketing. De acordo com a HubSpot, uma das maiores empresas de Inbound Marketing do mundo, enquanto apenas 29% das pessoas querem saber mais sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas para conhecer a mercadoria usando sites de busca. 

Portanto, investir em conteúdo útil e confiável sobre a sua empresa ou produtos em blogs e sites é uma forma de divulgá-los e fazê-los serem encontrados nas pesquisas dos consumidores.

 

 

Ferramentas do Inbound Marketing

  • Marketing de conteúdo 

A técnica para engajar seu público, gerando interação, não é apenas uma forma de informá-lo sobre sua empresa e seus produtos, mas especialmente de ajudá-lo a resolver um problema. 

 

Conteúdos relevantes para o seu público são capazes de estabelecer uma relação duradoura com a sua empresa, que pode resultar em venda. Afinal, divulgar, informar, encantar, convencer e vender são as funções que tornam o uso do marketing de conteúdo tão importante para qualquer empresa. 

 

Por meio de um conteúdo diferenciado e responsável, sua empresa pode se tornar referência e autoridade em determinado assunto, dando segurança para que os clientes confiem nas informações e resolvam seus problemas.

 

  • Geração de lead 

O marketing de conteúdo também é muito útil para gerar uma base sólida de leads. Para quem não sabe, um lead é uma pessoa que se interessa, de alguma forma, por um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. 

Devido a esse interesse, essa pessoa disponibiliza seu e-mail ou telefone. Trata-se, na verdade, de uma nova oportunidade de negócio que, se bem trabalhada, se tornará um cliente. Além disso, a geração de leads fornece um mailing atualizado que pode ser usado em outras estratégias.

 

  • Ebook 

Importante ferramenta para o inbound marketing, o livro eletrônico pode ser baixado ou comprado na Internet. Se tiver conteúdo exclusivo, relevante e preciso, que mostre domínio e autoridade sobre o assunto, sua empresa ganhará pontos com o consumidor. E, de quebra, ainda mostrará o mercado em que atua e como se relaciona e age dentro dele. 

 

Além da captação de leads, a criação de um ebook pode ser usada para aumentar o tráfego do seu site e divulgar a sua empresa em seu nicho de atuação.

 

  • Landing page

É uma página voltada exclusivamente para transformar o seu visitante em um lead. Trata-se de uma eficiente moeda de troca: você dá informações tão interessantes que, em troca, o visitante concorda em te passar informações pessoais, transformando-o em um lead.

 

Funciona muito bem com e-books: sua empresa oferece conteúdo aprofundado e confiável sobre um assunto de interesse e para fazer seu download é preciso preencher um formulário.

Planejamento Inbound

O objetivo do planejamento de Inbound Marketing é atrair e manter novos clientes. Ao levar novos usuários para suas redes sociais, sites e blogs por meio de conteúdos ricos e relevantes, você terá a chance de convertê-los em negócios.

Faz parte desse planejamento um cronograma organizado de tudo o que será executado para alcançar as metas estabelecidas.

Há várias maneiras de executá-lo:

  • Ebooks

  • Blogs

  • landing pages 

  • Redes sociais

  • e-mail marketing com assuntos de interesse da pessoa 

 

Vantagens do Inbound Marketing

 

  • Alcançar o público certo

  • Estabelecer um relacionamento próximo com seus clientes, já que eles podem interagir nos posts

  • Maior poder de persuasão

  • Mensuração de resultados em tempo real

 

Alguns números comprovam a eficácia do marketing de conteúdo:

  • E-commerces que adotam Marketing de Conteúdo apresentam 2 vezes mais visitantes e 4,9 vezes mais clientes quando comparados aos que não adotam. (E-commerce Trends)

  • E-commerces que adotam estratégia de SEO conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em relação aos não otimizados. (E-commerce Trends)

  • 86% dos consumidores leem reviews online antes de visitar um produto. (BrightLocal)

  • Mais de 51% dos usuários de smartphones descobriram novos negócios ou produtos enquanto faziam buscas no Google. (Google, 2018)

  • Sites de busca são responsáveis por 25% das compras online, seguido por 19% referente às redes sociais. (WebShoppers, 2019)

  • 78% das pesquisas online em dispositivos móveis resultam em compras offline. (Junto, 2019)

  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. (Ironpaper)

 

Inbound x Oubound Marketing

A grande diferença entre Inbound e Outbound é que, no primeiro, seu produto ou serviço é encontrado por pessoas interessadas e sua empresa acaba desenvolvendo uma relação com essas pessoas. No segundo, o anúncio de um produto ou serviço é feito para uma grande audiência, com uma oferta direta e reta.

Vale ressaltar que leads inbound custam 61% menos, em média, que leads outbound.

A prospecção ativa do Outbound Marketing é feita por:

  • Outdoors

  • Banner em sites

  • Telemarketing

  • mala-direta

  • Links

  • Contato direto por telefone, e-mail, estandes em eventos

  • Anúncios nas redes sociais e no Google

  • Propaganda em TV, rádio e no YouTube 

 

 

Serviço completo

De nada adianta cumprir rigorosamente um planejamento de marketing digital sem um respaldo da empresa. Segundo o Sprout Social, as marcas estão falhando em cumprir com a responsabilidade de engajar seus clientes. Apenas 1 em cada 8 mensagens são respondidas pela maioria das marcas em até 72 horas nas redes sociais. 

 

Será que pode? Você faz tudo certo, publica conteúdo de primeira, mantém o site atualizado e não responde uma pergunta nas redes sociais? Isso compromete a confiança, concorda?  

Agência de Inbound Marketing 

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